Alerta de Spoiler!
Já faz algum tempo que filmes de animação deixaram de ser coisa de criança e viraram assunto de gente grande. A cada novo lançamento milhões de adolescentes e adultos lotam as salas de cinema para apreciar o humor satírico e ao mesmo tempo inocente das novas produções.
Já estava se tornando cansativa aquela mesma história dos príncipes belos e corajosos que lutam incansavelmente contra um terrível vilão ou uma bruxa horrorosa para salvar suas lindas e frágeis princesas.
O filme nem bem começa e já sabemos o final. Tudo sem a menor profundidade. Sem a menor explicação.
Por que a bruxa é má? Qual a necessidade sádica do terrível homem em incomodar o maravilhoso príncipe? E a princesa por que não faz nada? Ela nem grita por socorro! Apenas espera e espera...
Talvez as crianças estejam se tornando mais críticas, devido ao mundo de informações que elas têm acesso todos os dias na internet ou até mesmo nos vídeo-games com suas introduções mega elaboradas. Se é por isso ou não, não faz muita diferença. A grande questão que fica é que o óbvio e o clichê já foram tarde.
Um dos pioneiros dessa nova era é a saga de Shrek.
Shrek é um ogro, mal educado, sujo, sem amigos e ao mesmo tempo incrivelmente carismático. O espectador torce para que ele termine com a bela e, vejam só, destemida princesa e por mais contraditório que pareça, ficamos felizes quando ambos terminam feios e ... felizes.
No segundo, e melhor na minha opinião, filme da saga somos apresentados a Encantado, uma óbvia paródia aos príncipes estilo Disney, que é tão bonito quanto ordinário. Ele não tem escrúpulos e faz tudo para ser rei, até tentar matar Art, no terceiro filme da série.
Quem você acha que fica com a princesa?
Também no 2º longa de Shrek somos apresentados a versão “bonita” do casal e não gostamos nada do que vemos. Eles são muito melhores como ogros. E bem mais felizes. Algo difícil de imaginar se compararmos as animações de 50 anos atrás.
Outro anti-herói que se tornou febre mundial foi Gru, o protagonista de Meu Malvado Favorito.
Munido de apetrechos tecnológicos de última geração e uma ambição desmedida de ser o maior vilão da Terra, Gru quer roubar a Lua. Isso mesmo, a Lua!
Durante o filme somos apresentados ao passado de Gru. Sua mãe relapsa que não lhe dava atenção, seus planos, sua infância solitária e a formação de seu caráter e acabamos nos afeiçoando a Gru.
Gru se transforma aos poucos ao adotar três garotinhas órfãs.
Inicialmente ele planeja usá-las para roubar uma arma de seu arquiinimigo, o também vilão, Vetor, porém aos poucos acaba se afeiçoando as meninas.
A história é bem fofinha e interessante .
Já, pra mim, o melhor de todos os vilões redimidos é Megamente.
Ele tem uma cabeça enorme, é estiloso, é inteligente, é inescrupuloso, é azul e é adorável.
Dono de uma inteligência acima do comum, Megamente foi criado na prisão e sofria bullying dos coleguinhas da escola por ser diferente.
A solidão não o abateu e ele decidiu investir no que fazia de melhor: ser Mau.
Ele eliminou seu concorrente Metroman, o herói da cidade repleto de dúvidas existenciais, e se tornou o dono de Metrocity.
Quando conseguiu tudo o que queria, percebeu que não era aquilo que ele queria e só porque podia, consertou tudo de novo!
Ele ainda conquistou a mocinha, a esperta repórter Rosana, e, de quebra, mandou Titan (um pseudo-heroi criado por ele) para cadeia. Tudo ao som de rock'n roll!
Megamente é uma contradição ambulante. Engraçado, sonoro e muito divertido.
E que me desculpe Gru, mas Megamente é, de fato, Meu Malvado Favorito.
É claro que não podemos esquecer de mencionar Enrolados, a mais nova animação de sucesso mundial, cuja princesa cansada de ficar presa em uma torre, decide fugir e realizar seus sonhos ao lado de um charmoso ladrão.
É as coisas estão mesmo mudadas, meus amigos...
Gostou? Comente! Veja também: Sessão Indie/Cult.
Concordo com você, mas eu gostei muito de Meu Malvado Favorito. É muito fofinho!
ResponderExcluirEnrolados é muito divertido também.
Bj!
=D
Megamente ,pra mim, foi um dos melhores filmes do ano passado! O enredo é bom, os personagens são bons e a trilha sonora é uma verdadeira pérola!
ResponderExcluirwww.femalerocksquad.wordpress.com