sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A nova Era das Animações

Alerta de Spoiler!
Já faz algum tempo que filmes de animação deixaram de ser coisa de criança e viraram assunto de gente grande. A cada novo lançamento milhões de adolescentes e adultos lotam as salas de cinema para apreciar o humor satírico e ao mesmo tempo inocente das novas produções.
Já estava se tornando cansativa aquela mesma história dos príncipes belos e corajosos que lutam incansavelmente contra um terrível vilão ou uma bruxa horrorosa para salvar suas lindas e frágeis princesas.
O filme nem bem começa e já sabemos o final. Tudo sem a menor profundidade. Sem a menor explicação.
Por que a bruxa é má? Qual a necessidade sádica do terrível homem em incomodar o maravilhoso príncipe? E a princesa por que não faz nada? Ela nem grita por socorro! Apenas espera e espera...
Talvez as crianças estejam se tornando mais críticas, devido ao mundo de informações que elas têm acesso todos os dias na internet ou até mesmo nos vídeo-games com suas introduções mega elaboradas. Se é por isso ou não, não faz muita diferença. A grande questão que fica é que o óbvio e o clichê já foram tarde.

Um dos pioneiros dessa nova era é a saga de Shrek.

Shrek é um ogro, mal educado, sujo, sem amigos e ao mesmo tempo incrivelmente carismático. O espectador torce para que ele termine com a bela e, vejam só, destemida princesa e por mais contraditório que pareça, ficamos felizes quando ambos terminam feios e ... felizes.

No segundo, e melhor na minha opinião, filme da saga somos apresentados a Encantado, uma óbvia paródia aos príncipes estilo Disney, que é tão bonito quanto ordinário. Ele não tem escrúpulos e faz tudo para ser rei, até tentar matar Art, no terceiro filme da série.

Quem você acha que fica com a princesa?

Também no 2º longa de Shrek somos apresentados a versão “bonita” do casal e não gostamos nada do que vemos. Eles são muito melhores como ogros. E bem mais felizes. Algo difícil de imaginar se compararmos as animações de 50 anos atrás.

Outro anti-herói que se tornou febre mundial foi Gru, o protagonista de Meu Malvado Favorito.

Munido de apetrechos tecnológicos de última geração e uma ambição desmedida de ser o maior vilão da Terra, Gru quer roubar a Lua. Isso mesmo, a Lua!
Durante o filme somos apresentados ao passado de Gru. Sua mãe relapsa que não lhe dava atenção, seus planos, sua infância solitária e a formação de seu caráter e acabamos nos afeiçoando a Gru.
Gru se transforma aos poucos ao adotar três garotinhas órfãs.

Inicialmente ele planeja usá-las para roubar uma arma de seu arquiinimigo, o também vilão, Vetor, porém aos poucos acaba se afeiçoando as meninas.
A história é bem fofinha e interessante .

Já, pra mim, o melhor de todos os vilões redimidos é Megamente.

Ele tem uma cabeça enorme, é estiloso, é inteligente, é inescrupuloso, é azul e é adorável.
Dono de uma inteligência acima do comum, Megamente foi criado na prisão e sofria bullying dos coleguinhas da escola por ser diferente.
A solidão não o abateu e ele decidiu investir no que fazia de melhor: ser Mau.
Ele eliminou seu concorrente Metroman, o herói da cidade repleto de dúvidas existenciais, e se tornou o dono de Metrocity.

Quando conseguiu tudo o que queria, percebeu que não era aquilo que ele queria e só porque podia, consertou tudo de novo!
Ele ainda conquistou a mocinha, a esperta repórter Rosana, e, de quebra, mandou Titan (um pseudo-heroi criado por ele) para cadeia. Tudo ao som de rock'n roll!

Megamente é uma contradição ambulante. Engraçado, sonoro e muito divertido.
E que me desculpe Gru, mas Megamente é, de fato, Meu Malvado Favorito.

É claro que não podemos esquecer de mencionar Enrolados, a mais nova animação de sucesso mundial, cuja princesa cansada de ficar presa em uma torre, decide fugir e realizar seus sonhos ao lado de um charmoso ladrão.

É as coisas estão mesmo mudadas, meus amigos...

Gostou? Comente! Veja também: Sessão Indie/Cult.

3 comentários:

  1. Concordo com você, mas eu gostei muito de Meu Malvado Favorito. É muito fofinho!
    Enrolados é muito divertido também.
    Bj!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Opa tudo bem
    Achei muito legal seu blog
    seria muito bom ter seus post em nosso agregador

    www.artmasa.com

    ResponderExcluir
  3. Megamente ,pra mim, foi um dos melhores filmes do ano passado! O enredo é bom, os personagens são bons e a trilha sonora é uma verdadeira pérola!

    www.femalerocksquad.wordpress.com

    ResponderExcluir

Comente! Divida sua opinião a respeito do post!
- Os comentários não são moderados, sua opinião mesmo que diferente da expressa na postagem é válida e poderá ser lida por todos, portanto tente manter o respeito e o bom nível da discussão.
- Evite comentários preconceituosos e com apologia ao crime.
- Pode deixar o link para divulgar o seu blog, porém use o bom senso, esse é um espaço reservado para comentar a matéria e não apenas para deixar um link aleatório.