sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Trajes memoráveis do cinema - Vestidos (1)

Marilyn Monroe em O pecado mora ao lado (1955) O vestido mais lembrado da história do cinema é também o mais caro do mundo(leiloado por aproximadamente 10 milhões de reais). O modelo branco e esvoaçante é criação de William Travilla e ficou conhecido pela cena icônica na qual o traje é levantado pelo vento da estação de metrô e desde então tornou-se um dos figurinos mais comentados e copiados de todos os tempos.
Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo (1961) O vestido preto de Audrey Hepburn criado por Givenchye levou a um outro patamar o "pretinho básico" idealizado por Chanel na década de 20 e acabou eternizado não só como um dos maiores clássicos do cinema, mas também da história da moda.
Keira Knightley em Desejo e Reparação (2007) Esse vestido lindo e esvoaçante foi eleito como melhor figurino de todos os tempos em pequisa realizada pela revista americana In Style com seus leitores. O vestido esmeralda de seda foi criado pela francesa Jacqueline Durran, conhecida por suas criações para filmes de época. Particularmente, eu aprecio a originalidade do traje e o risco investido em uma cor tão incomum, o último traje verde marcante que me vem a mente é o vestido feito com o cortinado da personagem Scarlett O'Hara.
Julia Roberts em Uma linda mulher(1990) O vestido vermelho que Vivian, personagem vivida por Julia Roberts, veste na noite da ópera é equivalente ao traje de baile das princesas da Disney, uma vez que o filme é um conto de fadas moderno. O modelo é uma criação da estilista Marilyn Vance que precisou brigar com os diretores para manter a cor vermelha e impactante do traje.
Molly Ringwald em A garota de rosa shocking(1986) Andie Walsh, a protagonista, se transformou em um ícone "teen" pela atitude e personalidade ao criar seu próprio vestido para a formatura, mesmo sem dinheiro ou um par para acompanhá-la. O modelo - que tem rendas e bolinhas brancas - é da estilista Marilyn Vance e simboliza bem a moda jovem e exuberante dos anos 80.
Rita Hayworth em Gilda (1946) O vestido é um símbolo do glamour de Hollywood e foi criado pelo costume designer Jean Louis. O vestido de cetim preto sem alças, com longas luvas pretas, incorpora o equilíbrio femme fatale de mistério e feminilidade.
Kate Winslet em Titanic (1997) O belo vestido usado por Rose, personagem de Winslet, é forrado em cetim de seda leve e decorado com pérolas e rendas, a obra-prima assinada por Deborah Lynn Scott ajudou o filme a levar a estatueta de melhor figurino e marcou uma época.
Grace Kelly em Ladrão de Casaca (1955) O lindo vestido azul-gelo é assinado por Edith Head. As cinco camadas de tecido que fluem com uma faixa de azul mais escura deram beleza, elegância e graciosidade ao modelo que, entre outros, tornaram Grace Kelly um ícone fashion.
Vivien Leigh em E O Vento Levou (1939) Esse filme teve um dos guarda-roupas mais completos da história do cinema. Para gravar o longa-metragem foram criadas nada menos do que cinco mil peças de roupas, todas desenhadas pelo estilista Walter Plunkett - inclusive esse poderoso vestido vermelho, que até hoje, quase um século depois de sua primeira aparição, impressiona por sua beleza e imponência.
Sharon Stone em Instinto Selvagem (1992) Sharon Stone aperfeiçoou o minimalista chique dos anos 90 com esse vestido curto com gola alta assinado por Ellen Mirojnick, usado em uma das cenas mais lembradas do cinema: A provocante cruzada de pernas na sala do interrogatório. O mais interessante é que o vestido branco e sem grandes adereços usado por Stone acabou sendo lembrado como uma das roupas mais sexy do cinema. ______________________________________________________________________________ Confira também a parte 2

4 comentários:

Comente! Divida sua opinião a respeito do post!
- Os comentários não são moderados, sua opinião mesmo que diferente da expressa na postagem é válida e poderá ser lida por todos, portanto tente manter o respeito e o bom nível da discussão.
- Evite comentários preconceituosos e com apologia ao crime.
- Pode deixar o link para divulgar o seu blog, porém use o bom senso, esse é um espaço reservado para comentar a matéria e não apenas para deixar um link aleatório.